O Cristianismo serve a que espectro político?

 



Se olhares para à esquerda não me achará, e se olhares para à direita também não, pois estou acima, e à terra não pertenço. 

Sim, estamos acima; nós cristãos sobrevoamos o terreno; aqui vivemos, mas não estamos destinados a ficar aqui.

É certo que a revolução francesa trouxe à esquerda a ideia de que o cristianismo servia aos interesses da burguesia. Segundo eles, a Igreja é uma instituição aristocrata, com intuito de alienar o povo, deixa-lo aquém das questões mais prementes da civilização, ou seja, seu bem-estar terreno e seus direitos cívicos. De certa forma a esquerda acabou por enclausurar o cristão, relacionando a imagem dele a direita, como se estivesse a seu serviço. Essa visão pode ser confirmada pelas próprias palavras de Marx, que via a religião como o ópio do povo - influenciado pelos franceses, sem sombra de dúvidas. A questão é que isso fez nascer no coração do revolucionário uma impressão vulgar e torpe do que é Cristo, tal visão criou o que podemos chamar de antissemitismo à esquerda, uma espécie de repulsa por parte dos progressistas-revolucionários a qualquer ideal Cristão. Ora, é verdade que o Cristão serve aos ideais burgueses e a agenda politica da direita? Não.  

O fato é que o cristianismo não serve aos ideais da direita, mas a direita se serve dos ideais de Cristo. Isso começa com Justiniano (Imperador de Roma, responsável pelo fechamento de Escolas Pagãs) que compreendeu a capacidade apaziguadora da Palavra de Deus, ou seja, entendeu que o temor que o povo sentia a Deus iria minar qualquer revolta, iria manter os cidadãos em seu devido lugar, suportando qualquer privação, porque Cristo nos ensina a abandonar qualquer riqueza terrena, não que iremos ficar pobres, mas simplesmente não teremos qualquer cobiça em relação ao que é material. É lógico que o feudalismo, e, posteriormente, o capitalismo, se aproveitou da humildade Cristã, de forma a manter o povo sobre miseráveis condições e continuamente o explorar. Fizeram e ainda fazem isso por cálculo próprio, se manter no poder; tal perfídia nunca foi segredo para o Cristão, o mundo se aproveita de sua compaixão e simplicidade para o escravizar e o enganar (Jo, 16:33). O fato é que a direita precisa e sempre precisou do cristianismo, ele é parte da agenda política deles - propriedade privada, tradicionalismo moral, e etc. -, mas dai não se segue que o Cristão necessite da direita e a ela seja ligado. Veja, a esquerda, pelas suas próprias bases filosóficas, não deseja o cristianismo, porque quer fundamentar o Estado sobre bases igualitárias, e proclamar a independência da razão (Ateísmo Científico de Ludwig Feuerbach, Socialismo Científico de Engels) - o Cristão não deseja igualdade material, Cristo não está interessado no paraíso terreno proclamado pelo socialismo, e tampouco quer independer de Deus. Já a Direita necessita do Cristianismo, pois vê os Ideais Cristãos em conformidade com a agenda política deles. Mas e aí, isso significa que Cristo pertença a eles? Não, porque os homens da política não desejam verdadeiramente os valores divinos, eles desejam votos, influência, controle estatal, e se chegam a impor os dogmas cristãos, não é por acreditar neles verdadeiramente, mas porque eles são convenientes, e quando deixarem de ser, a direita pode muito bem abrir mão deles. 

Cristo não desejou que à Igreja estivesse ao lado do Estado, e que a constituição refletisse os ensinamentos bíblicos, mas que isso fosse acolhido pelo Espírito Santo, por imposição do Deus-Pai. 

Cristo escandaliza tanto a direita quanto a esquerda, e se um dos espectros decide apoia-lo, dai não se segue que Cristo sirva aos Ideais terrenos. O capitalismo trouxe conforto e uma cultura de entretenimento barato, veja, é isso que Cristo quer? Não, o sofrimento faz parte de nossa vida e não desejamos distração. Somos contra o aborto, mas não desejamos que o Estado obrigue alguém a não abortar; se tal ato não partir de um coração sincero e fiel ao que crê, não estará ele deixando de pecar.

Cristo está acima, e o Cristão, se é sábio e devoto a Palavra, deve defender a Deus, não agenda política, seja ela qual for.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os relacionamentos mundanos carecem de longevidade?

A tranquilidade da Vida Cristã.

Por que somos levados pela Beleza, e traídos por ela?